Análise técnica X Análise fundamentalista

Para iniciar nossos estudos em renda variável, uma das primeiras coisas que precisamos saber é a diferença entre análise técnica e fundamentalista.

Aqui no blog abordaremos os estudo apenas da análise técnica do mercado por ser mais simples em função do acesso fácil às informações e gráficos das empresas.

Conceitos:

Análise fundamentalista: O analista fundamentalista baseia suas decisões de mercado na análise dos fundamentos de cada empresa. Ou seja, seu fluxo de caixa, lucro, rentabilidade, receita, endividamento etc.

Este tipo de análise requer um bom nível de conhecimento em economia, bem como informações confiáveis e sempre atualizadas da empresa que está sendo estudada.

Análise técnica:

A análise técnica é o conjunto de ferramentas e indicadores analíticos que permitem ao operador, basear suas decisões estratégicas no mercado de ações, mesmo que este operador não tenha nenhuma formação acadêmica em economia ou finanças pois, a análise técnica dispensa totalmente uma análise fundamentalista da empresa em questão.
Na análise técnica não levamos em consideração fatores macroeconômicos, balanços, políticas monetárias, fiscais entre outros.
“Para o analista técnico os preços representam a ação conjunta de todos os investidores, desde os mais bem informados até os mais inexperientes. Por isso, todo fator que altera a oferta e a demanda já estará refletida no preço, menos os efeitos imprevisíveis, como as calamidades naturais, catástrofes, atentados etc.”
“Mesmo no caso deste tipo de fenômeno, acredita-se que apesar das fortes oscilações iniciais, estes acabam sendo absorvidos pelo mercado.”
(Primeiro principio de Dow)

Para acompanhar tais evoluções dos preços utilizamos principalmente os vários tipos de gráficos.
Os principais gráficos utilizados serão descritos em um próximo artigo.