Candles - O Martelo

O Martelo (Hammer): Realizando Trades

     Identificar um padrão de candle, como vimos no artigo introdutório sobre o martelo, é o primeiro passo. Contudo, saber como lucrar usando o padrão é tão fundamental como reconhecê-lo.
     Neste artigo vamos ver, de forma direta, algumas regras que podemos utilizar para fazer trades com martelos.

Princípio 1: O Fundo do Martelo é Região de Suporte

     O mercado está confuso e você não sabe exatamente a região de suporte? Se existe um martelo por perto existem chances gigantescas de que suas dúvidas tenham acabado. O fundo de um martelo (seu valor mínimo), normalmente, identifica um ótimo suporte.

O Martelo (Hammer): Construindo o Padrão

Os padröes de candles são muito bons em dar sinais rápidos sobre o movimento do mercado. Neste artigo vamos conhecer a fundo o padrão martelo e, em seguida, ver como podemos utilizá-lo em nossos trades.

O Martelo

     O martelo é um dos padrões mais confiáveis de reversão, entretanto, para usá-lo de maneira efetiva é preciso conhecer suas características. Vamos a elas:
  • O martelo possui uma longa sombra inferior e o corpo situado na parte superior do padrão. O tamanho da sombra deve ser pelo menos duas vezes o tamanho do corpo.
  • Para ser um martelo deve surgir após uma baixa. Se a figura aparecer após uma alta ela provavelmente será um outro padrão chamado o enforcado. Este padrão é idêntico ao martelo, mas indica reversão para baixa e possui suas próprias particularidades. Será tema de outro artigo.
  • O pequeno corpo do martelo pode ser de qualquer cor, ou seja, o candle pode ser de alta ou de baixa.
  • Se houver sombra superior ela deve ser muito pequena, o ideal é que seja inexistente.